Ricardo Martins é carioca e competiu como surfista profissional nos anos 80, tendo uma expressiva atuação em vários circuitos da época. Sempre obcecado pelo surfe, criou juntamente com Joca Secco e Luis Ferreira a "Hidrojets", marca que revelaria excelentes atletas e se consagraria como uma das melhores fábricas de pranchas do Rio de Janeiro. Posteriormente, junto com Joca e Claudio Hennek, criou a "Wetworks", a qual é referência no cenário nacional até os dias de hoje.
Determinado a criar um design de pranchas com excelentes desempenhos, Ricardo procurou aprimorar seu trabalho shapeando na Austrália, Japão e Europa, numa eterna troca de informações com os melhores shapers dos países por onde passou. A busca pela qualidade e pela precisão do design das pranchas faz com que Ricardo seja procurado por atletas de todo o Brasil para desenvolver pranchas mágicas, sendo considerado o melhor shaper nacional e um dos melhores do mundo.
Atualmente, Ricardo tem uma equipe integrada por atletas de alto nível, como por exemplo o capixaba Krystian Kymerson, atual bicampeão brasileiro, e, a jovem promessa cabofriense, Pablo Gabriel. Esses pilotos de prova estão sempre fornecendo informações relevantes, as quais são repassadas diretamente para as pranchas feitas para os clientes. Além disso, muitos acabam vendo Ricardo como um segundo pai, pois sua relação com os atletas vai além do fornecimento de equipamentos. O seu histórico de atleta e shaper obcecado pelo esporte faz dele um dos personagens mais relevantes da história do surfe nacional.
Quem conversa com Ricardo, consegue perceber a clareza de uma pessoa que enxerga além de seu tempo, um verdadeiro visionário. Todo esse somatório de experiências acumuladas e essa busca eterna pelo aprimoramento das pranchas são revertidos em um melhor atendimento ao cliente que, além de ter uma prancha personalizada, saberá que nela está agregada toda uma filosofia de qualidade, desempenho e aperfeiçoamento do seu equipamento.